fbpx

Otoplastia – Cirurgia Plástica nas Orelhas

Otoplastia

Mais conhecida como cirurgia de orelha de abano, a otoplastia é um procedimento usado para diminuir e/ou corrigir deformidades. Tais deformidades costumam ser congênitas e a mais comum delas é a famosa “orelha de abano” ou “orelhas salientes”.

Conforme a pessoa cresce, a tendência é que tais aspectos piorem até que o pavilhão auricular esteja completamente formado.

Com o desenvolvimento físico da criança, a abertura da orelha tem o seu ângulo aumentado se comparado a cabeça e, ainda, não possui ou são apagadas as características da orelha chamadas de relevos e contornos.

Quem pode fazer a otoplastia?

A cirurgia de orelha de abano é indicada para crianças a partir de 5 e 7 anos, porque a orelha já está completamente formada. No entanto, o procedimento também pode ser realizado em pessoas mais velhas que também não se sentem confortáveis com as suas orelhas. 

A cartilagem pode ser modelada em qualquer etapa da vida, então, basta que a orelha esteja completamente formada para que seja possível fazer a otoplastia.

Como é o pós-operatório?

Os resultados começam aparecer 60 dias após a otoplastia, porque é somente após esse período que o curativo é retirado de forma completa. Contudo, o que a pessoa consegue observar é 80% do esperado. Um ano e meio após a cirurgia para diminuir a orelha, o resultado definitivo vai aparecer.

A pessoa que se submete a cirurgia de orelha de abano sofre com: inchaço, manchas roxas, drenagem de secreção sanguínea clara pela cicatriz, entre outras. Porém, tomando os devidos cuidados passados pelo cirurgião responsável, você passará tranquilamente pelo pós-operatório.

As duas orelhas ficarão iguais após a otoplastia?

Não, elas não ficarão iguais após a otoplastia! Com a cirurgia para diminuir a orelha, o esperado é que elas tenham uma pequena assimetria.

Não é preciso ficar assustado, porque essa falta de simetria seja maior ou menor é comum em todas as pessoas. Além disso, as deformidades não são iguais nas duas orelhas, por isso elas terão uma assimetria discreta.

Ficou interessado em fazer a cirurgia de orelha de abano em BH? Então, entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta para tirar todas as suas dúvidas! Aqui você vai encontrar os melhores cirurgiões plásticos!

Dr. Ismael S. Vasquez

Cirurgião Plástico

Prêmios e Títulos:

  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Primeiro lugar geral do Curso de Educação Continuada em Cirurgia Plástica, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica regional Minas Gerais.
  • Melhor nota dos Residentes do primeiro ano, do curso de educação continuada em Cirurgia Plástica, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica regional Minas Gerais.
  • Membro da American Society of Plastic Surgeons.
  • Membro da Associação Brasileira de Calvície da Restauração Capilar.

Idiomas: Espanhol, Português e Inglês

Acesse Nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Whatsapp.

Um dos cirurgiões mais reconhecidos e completos nos serviços de Cirurgia Plástica no Brasil.

Para mais informações sobre sobre o Cirurgião Plástico, clique aqui!

Dr. Ismael S. Vasquez
Precisa de ajuda? Converse conosco