fbpx

Otoplastia – Cirurgia Plástica nas Orelhas

Otoplastia

Mais conhecida como cirurgia de orelha de abano, a otoplastia é um procedimento usado para diminuir e/ou corrigir deformidades. Tais deformidades costumam ser congênitas e a mais comum delas é a famosa “orelha de abano” ou “orelhas salientes”. Ela ainda pode ser realizada como meio para corrigir danos e imperfeições causadas por traumas.

Conforme a pessoa cresce, a tendência é que tais aspectos piorem até que o pavilhão auricular esteja completamente formado. Com o desenvolvimento físico da criança, a abertura da orelha tem o seu ângulo aumentado se comparado a cabeça e, ainda, não possui ou são apagadas as características da orelha chamadas de relevos e contornos.

O procedimento cirúrgico ainda é usado na correção de orelhas proeminentes, problemas como microtia ou anotia, que consiste na ausência congênita das orelhas ou em orelhas constritas. Sendo assim, esse tipo de cirurgia tem fins tanto estéticos quanto para resolução de problemas congênitos.

Quem pode fazer a otoplastia?

A cirurgia de orelha de abano é indicada para crianças a partir de 5 e 7 anos, porque a orelha já está completamente formada. No entanto, o procedimento também pode ser realizado em pessoas mais velhas que também não se sentem confortáveis com as suas orelhas. 

A cartilagem pode ser modelada em qualquer etapa da vida, então, basta que a orelha esteja completamente formada para que seja possível fazer a otoplastia.

Como é o pós-operatório?

Os resultados começam aparecer 60 dias após a otoplastia, porque é somente após esse período que o curativo é retirado de forma completa. Contudo, o que a pessoa consegue observar é 80% do esperado. Um ano e meio após a cirurgia para diminuir a orelha, o resultado definitivo vai aparecer.

A pessoa que se submete a cirurgia de orelha de abano sofre com: inchaço, manchas roxas, drenagem de secreção sanguínea clara pela cicatriz, entre outras. Porém, tomando os devidos cuidados passados pelo cirurgião responsável, você passará tranquilamente pelo pós-operatório.

As duas orelhas ficarão iguais após a otoplastia?

Não, elas não ficarão iguais após a otoplastia! Com a cirurgia para diminuir a orelha, o esperado é que elas tenham uma pequena assimetria.

Não é preciso ficar assustado, porque essa falta de simetria seja maior ou menor é comum em todas as pessoas. Além disso, as deformidades não são iguais nas duas orelhas, por isso elas terão uma assimetria discreta.

Otoplastia: antes e depois

Quem se submete a otoplastia não ficará com uma cicatriz evidente, pois ela fica atrás da orelha. O procedimento leva em média uma hora para ser concluído e o pós-operatório é bem tranquilo, pois a pessoa costuma ter que usar apenas analgésicos para controlar a dor. Após a cirurgia, os pontos serão retirados em até 10 dias. Quando os pontos forem retirados, a pessoa já conseguirá observar 70% do resultado e após três meses os resultados definidos vão aparecer.

Ode fazer otoplastia em BH?

Ficou interessado em fazer a cirurgia de orelha de abano em BH? Então, entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta para tirar todas as suas dúvidas! Aqui na Clínica Da Plástica você vai encontrar os melhores cirurgiões plásticos!

Dr. Ismael S. Vasquez

Cirurgião Plástico

Prêmios e Títulos:

  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Primeiro lugar geral do Curso de Educação Continuada em Cirurgia Plástica, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica regional Minas Gerais.
  • Melhor nota dos Residentes do primeiro ano, do curso de educação continuada em Cirurgia Plástica, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica regional Minas Gerais.
  • Membro da American Society of Plastic Surgeons.
  • Membro da Associação Brasileira de Calvície da Restauração Capilar.

Idiomas: Espanhol, Português e Inglês

Acesse Nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Whatsapp.

Um dos cirurgiões mais reconhecidos e completos nos serviços de Cirurgia Plástica no Brasil.

Para mais informações sobre sobre o Cirurgião Plástico, clique aqui!

Dr. Ismael S. Vasquez
Precisa de ajuda? Converse conosco