
A mamoplastia redutora, mais conhecida como cirurgia de redução de mama, é um procedimento muito procurado por pessoas que sofrem com problemas relacionados ao tamanho das mamas.
Nesse caso, por serem maiores, promovem uma silhueta desproporcional, além de causarem dores na coluna e no pescoço devido ao peso e a má postura que elas causam.
Além disso, a opção pela cirurgia também pode ser somente para fins estéticos, quando a mulher não está satisfeita com o tamanho dos seus seios.
Como é feita a mamoplastia redutora?
A cirurgia de redução de mama deve ser realizada por um médico especialista em cirurgia plástica devidamente capacitado e com experiência na realização do procedimento. Para isso, é preciso que a paciente tenha pelo menos 18 anos de idade. Mas por que? Nessa fase, as mamas já adquiriram a maturidade ideal, portanto, não irão mais crescer.
O profissional responsável vai avaliar as condições da mama, o que inclui o tamanho e o grau de flacidez, que também é corrigido durante a cirurgia.
O procedimento dura em torno de 2 horas, com o paciente sob efeito de anestesia geral. O profissional faz as incisões necessárias para a redução tecido mamário, gordura e pele e reposiciona as mamas no lugar correto. Ou seja, a mama será reposicionada e a aréola terá o seu tamanho diminuído. Para finalizar, o cirurgião pode optar por dar pontos ou usar cola cirúrgica, pois ela evita o aparecimento de cicatrizes.
A cirurgia deixa cicatriz?
No pós-operatório, a mamoplastia redutora pode deixar cicatrizes. Elas podem aparecer em formato de “L” ou de “T”. O que vai definir o tipo é o tamanho que a mama tinha e a flacidez que cada uma apresentava. No entanto, qualquer que seja o tipo, ela apresentará três diferentes que são: período imediato, mediato e tardio.
Assim, o período imediato dura até o 30º dia após a realização do procedimento. A cicatriz é difícil de ser notada. Há algumas que apresentam algum tipo de reação ao curativo ou aos pontos. Esse período vale até o 12º mês após a realização da cirurgia e a cicatriz pode mudar de cor e ter um espessamento, o que é normal. Aos poucos a tendência é que ela fique mais clara.
Já no período tardio, que dura de um ano a um ano e meio após a mamoplastia redutora, a cicatriz fica mais clara e vai perdendo consistência, o que indica que ela está chegando ao seu aspecto definitivo. A avaliação de como a cicatriz ficará só poderá ser feita após o período tardio.
Algumas mulheres têm tendência ao aparecimento de quelóide ou à cicatrização hipertrófica. As pessoas que têm a pele clara tendem a ter uma menor probabilidade de sofrer com uma complicação na cirurgia. Contudo, independente da situação, existem maneiras de prevenir a situação e de tratar as cicatrizes e o médico acompanhará prescrevendo cada ação de acordo com o período de cicatrização.
Antes e depois: como se preparar para a cirurgia e como é a recuperação?
A mulher que opta pela realização da mamoplastia redutora deve procurar um profissional que transmita confiança e que faça um atendimento humanizado, pois esses dois fatores impactam no antes, durante e depois da operação.
Antes da mamoplastia redutora, o médico solicita vários exames, incluindo de sangue e mamografia para obter informações sobre o estado de saúde do paciente.
Se a paciente for fumante, precisará deixar de lado esse hábito e tomar os remédios que forem prescritos pelo profissional ou, se já fizer uso de algum medicamento, será ajustado caso seja necessário.
Antes da cirurgia a paciente também deverá realizar alguns exames como:
- sangue
- eletrocardiograma
- ultrassonografia
- mamografia
- raio x de tórax
Todos eles são necessários para que o médico faça uma avaliação exata de como será feito o procedimento. Já os resultados não vão aparecer imediatamente após a cirurgia. Portanto, será preciso ter paciência e cuidado e seguir todos os cuidados que serão orientados pelo médico, pois assim as complicações serão evitadas e os resultados vão aparecer.
Após a cirurgia, se a paciente estiver bem, poderá ganhar alta e se recuperar em casa. Lembrando que é importante manter repouso absoluto por pelo menos 15 dias. Nesse período são retirados os pontos e a cirurgia é reavaliada.
Os principais cuidados são:
- Entre duas e três semanas, os braços deverão ser movimentados sempre abaixo dos ombros
- A pessoa precisará evitar dormir de lado por 30 dias e por 60 dias de bruços.
- O sutiã de sustentação ou cirúrgico deverá ser usado pelo período de dois meses.
- Durante três meses a prática de exercícios físicos que resultem na movimentação das mamas não pode ser praticada.
- Os curativos deverão ser trocados de acordo com o orientado pelo médico.
- Durante um mês, a mulher não poderá dirigir e nem carregar peso.
- Tomar sol nas mamas também precisará ser evitado.
- Os pontos devem ser retirados dentro do período que o profissional escolhido para a cirurgia indicar.
É importante seguir as recomendações médicas e ingerir os medicamentos prescritos. Até porque, para atingir o resultado desejado é necessário um trabalho em conjunto do médico e da paciente.
Melhor clínica para fazer redução de mama em BH
Apesar de ser uma cirurgia bastante comum, a mamoplastia redutora se trata de algo delicado e que está diretamente relacionado à estética, por isso é fundamental contar com cirurgiões plásticos experientes.
Nós da clínica Da Plástica contamos com um time altamente capacitado, tanto para realizar a mamoplastia de redução quanto para outras cirurgias plásticas. Entre em contato ainda hoje e agende uma consulta para tirar todas as suas dúvidas e conhecer a clínica!
Veja também:
Dr. Ismael S. Vasquez
Cirurgião Plástico
Prêmios e Títulos:
- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
- Primeiro lugar geral do Curso de Educação Continuada em Cirurgia Plástica, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica regional Minas Gerais.
- Melhor nota dos Residentes do primeiro ano, do curso de educação continuada em Cirurgia Plástica, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica regional Minas Gerais.
- Membro da American Society of Plastic Surgeons.
- Membro da Associação Brasileira de Calvície da Restauração Capilar.
Idiomas: Espanhol, Português e Inglês
Acesse Nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Whatsapp.
Um dos cirurgiões mais reconhecidos e completos nos serviços de Cirurgia Plástica no Brasil.
Para mais informações sobre sobre o Cirurgião Plástico, clique aqui!
