
A mamoplastia de aumento, ou implante de silicone, é uma das cirurgias plásticas mais populares e é realizada para aumentar as proporções da mama usando uma prótese de silicone. Devido ao excelente resultado desse tipo de procedimento, a procura por ele cresceu bastante nos últimos anos.
A cirurgia de aumento de mamas é indicada para mulheres com mamas muito pequenas, com assimetrias e como complemento das cirurgias de mastopexia. Dessa forma, além de ajudar na questão da flacidez a mamoplastia de aumento resulta em seios muito mais bonitos e empinados.
Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a mamoplastia de aumento requer da pessoa que submete a ela a realização de cuidados que antecedem a cirurgia e depois de realizada, também será preciso seguir tudo o que o cirurgião determinará a fim de conquistar o tão sonhado resultado. Confira!
Como é feita a mamoplastia de aumento?
A mamoplastia de aumento deve ser realizada por um profissional devidamente habilitado e experiente na realização desse tipo de procedimento. Só assim você garante uma cirurgia segura.
O paciente é hospitalizado após consulta e realização de exames prévios solicitados pelo cirurgião responsável. No hospital, o médico vai optar pelo melhor tipo de anestesia, que pode ser geral ou local, mas com sedação.
Além disso, esse é o momento de escolher o tipo de incisão que será feita. Há três tipos de cortes. A escolha tem influência direta no tipo de cicatriz pós-cirúrgica.
Veja os tipos de cortes que podem ser feitos:
- Inframamário: abaixo dos seios.
- Periareolar: incisão feita na aréola mamária.
- Transaxilar: a prótese é colocada pelas axilas.
Além disso, é verificado também se a prótese será colocada na frente ou atrás do músculo. Essa decisão é tomada tendo por base o perfil de cada paciente.
O implante de silicone tem duração de até 1 hora. A recuperação é simples e rápida, cerca de 30 dias após a cirurgia, a paciente já pode voltar às suas atividades normais.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, tais como não pegar peso, não fazer movimentos bruscos com os braços e não fazer exercícios de força usando os membros superiores. É importante voltar ao médico na data determinada por ele, dessa forma, ele poderá avaliar a recuperação e os resultados do procedimento.
Cuidados no pré-operatório
Quem deseja fazer a mamoplastia de aumento deve inicialmente procurar um profissional que seja experiente, ou seja, um cirurgião que já tenha realizado uma quantidade grande de cirurgias desse tipo. Depois de encontrar o médico, a paciente deve marcar uma consulta e listar todas as perguntas que ela tem em mente. Essa ação possibilitará que ela conheça todos os questionamentos que porventura ela possa ter dúvida.
A pessoa que deseja passar pela mamoplastia de aumento precisa, durante as consultas, se sentir segura e ter liberdade para questionar o profissional escolhido. Ainda no pré-operatório, a paciente deverá ser submetida a uma bateria de exames, pois são que vão mostrar que tudo está de acordo para a realização da cirurgia.
A mulher precisará fazer um hemograma completo, avaliação da coagulação sanguínea e uma mamografia ou ultrassom das mamas para que o tecido das mamas seja analisado pelo profissional. É possível que, dependendo do histórico da paciente, o médico peça que ela seja submetida a outros exames.
Ainda na etapa que antecede a mamoplastia de aumento, caberá a paciente fazer uma hidratação duas vezes por dia dos seios. Essa ação, ainda que simples, vai auxiliar os tecidos a estarem hidratados e prontos para serem estendidos. Esse cuidado, tende a fazer com que diminuam as chances do aparecimento de estrias.
Para passar pelo pré-operatório, é necessário que a paciente programe o seu pós-operatório seguindo todas as recomendações do profissional escolhido e isso significa fazer repouso no período recomendado evitando tanto as tarefas domésticas quanto as profissionais (caso a paciente tenha outra atividade).
A mulher que for se submeter a mamoplastia de aumento deve se programar com antecedência para que ela possa gozar de dias de folga e, ainda, contar com alguém que a ajude na realização das atividades em casa.
Cuidados no pós-operatório
É comum o receio de sentir dor após a realização da cirurgia. Para evitar que isso aconteça, o médico responsável pelo procedimento receitará remédios que agem para diminuir esse desconforto, caso ele apareça. Desta forma, a paciente terá uma recuperação tranquila.
Além disso, a paciente também precisará fazer uso do sutiã pós-cirúrgico. Fazer uso desse é mais do que necessário, porque sua missão é exercer ainda que de forma moderada, uma compressão sobre os seios. O sutiã só poderá ser retirado quando a mulher for tomar banho, o que significa que ele deve ser usado inclusive para dormir.
Algumas pessoas podem até achar que isso é exagero, porém a peça faz com que a pessoa veja o inchaço diminuir e o desconforto também é reduzido. O sutiã ainda auxilia as mamas a serem modeladas durante o período de recuperação após a cirurgia.
Outro ponto que torna o uso do sutiã fundamental no pós-operatório, é o fato dele manter as mamas estabilizadas durante todo o período. Essa ação, possibilita que os tecidos que foram descolados para a realização da cirurgia fiquem unidos enquanto os movimentos do cotidiano são executados.
Usar o sutiã no pós-operatório é imprescindível, porque ele ajuda na cicatrização e evita as dores. Com isso, a recuperação após a cirurgia tende a ser mais rápida.
Quem faz a mamoplastia de aumento precisará ainda fazer repouso após a realização da cirurgia. Logo nos 15 primeiros dias após o procedimento, a paciente não pode erguer os braços e dirigir, só será liberada depois de 20 dias. Carregar peso, praticar atividades físicas e fazer esforço está proibido.
Melhor clínica para colocar silicone em BH
Ao optar pela mamoplastia de aumento é importante escolher um médico cirurgião especializado nesse tipo de cirurgia. Na Clínica Da Plástica você encontra os melhores profissionais, verdadeiramente capacitados e preparados para lhe atender da melhor forma possível. Entre em contato conosco e agente uma consulta!
Veja também:
Dr. Ismael S. Vasquez
Cirurgião Plástico
Prêmios e Títulos:
- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
- Primeiro lugar geral do Curso de Educação Continuada em Cirurgia Plástica, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica regional Minas Gerais.
- Melhor nota dos Residentes do primeiro ano, do curso de educação continuada em Cirurgia Plástica, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica regional Minas Gerais.
- Membro da American Society of Plastic Surgeons.
- Membro da Associação Brasileira de Calvície da Restauração Capilar.
Idiomas: Espanhol, Português e Inglês
Acesse Nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Whatsapp.
Um dos cirurgiões mais reconhecidos e completos nos serviços de Cirurgia Plástica no Brasil.
Para mais informações sobre sobre o Cirurgião Plástico, clique aqui!
